sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

O Pilates e o skate

Com a alta exigência de força e flexibilidade na execução de manobras cada vez mais técnicas e de impacto, o condicionamento físico passa a ser quase que uma obrigação para o skate moderno.
Existem muitas formas de treinamento e condicionamento físico que podem ser adaptadas para skatistas, hoje falaremos sobre um método bem completo, o Pilates.
O método Pilates foi elaborado no começo do século vinte pelo atleta alemão Joseph H. Pilates como um método de alongamento e exercícios físicos que utilizam o peso do próprio corpo em sua execução. É uma técnica de reeducação do movimento, composta por exercícios profundamente alicerçados na anatomia humana, capaz de restabelecer e aumentar a flexibilidade e força muscular, melhorar a respiração, corrigir a postura e prevenir lesões alem de benefícios como a melhora da concentração, coordenação motora e consciência corporal.
Durante o treino são trabalhados diversos grupos musculares simultaneamente através de movimentos suaves e contínuos, enfatizando a concentração e alinhamento postural.
Com o alinhamento postural, trabalhamos e fortalecemos o nosso “core”, formado pelos músculos abdominais, coluna e região pélvica, o que na hora da realização de manobras faz com que a postura não fique sobrecarregada, e a coluna tenha uma mobilidade maior na execução de manobras como um ollie até manobras mais complexas com giros, devido à estabilização da pelve.
Com o trabalho de tonificação muscular melhoramos a contração isométrica no momento em que se esta executando uma manobra desde o agachamento para bater o ollie e suas variações até o final da manobra quando é preciso reequilibrar o corpo sobre o skate trabalhando assim à musculatura e diminuindo o impacto nas articulações e coluna.
O método não é usado somente para o condicionamento físico podendo também ser utilizado na reabilitação onde serve para o tratamento de diversas patologias, procure sempre um profissional habilitado e capacitado no método Pilates.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

Nenhum comentário: