sábado, 22 de dezembro de 2007

Entorses

Dando continuidade a nossa série sobre as principais lesões no skate, vamos falar um pouco hoje sobre uma lesão muito comum infelizmente durante as sessões, os entorses.

O entorse é a ruptura parcial ou completa das fibras de um ligamento, uma lesão traumática de uma articulação, com distensão arrancamento ou laceração de um ou vários ligamentos, sem deslocamento das superfícies articulares.
No skate os locais de maior índice deste tipo de lesão, são o tornozelo e o joelho e geralmente são causadas devido a movimentos bruscos de giro sobre a articulação e principalmente por fraqueza muscular.

A lesão provocada pela deformação brusca, geralmente produz o estiramento dos ligamentos na articulação ou perto dela. Os músculos e os tendões podem ser estirados em excesso e rompidos por movimentos repentinos e violentos. Uma lesão muscular poderá ocorrer por três motivos distintos: distensão, ruptura ou contusão profunda. O entorse manifesta-se por um dor de grande intensidade, acompanhada de inchaço e equimose no local da articulação. A pessoa que for realizar o primeiro atendimento, deve evitar a movimentação da área lesionada, pois o tratamento do entorse, também consiste em imobilização e posterior encaminhamento para avaliação médica.

Em resumo, o objetivo básico da imobilização provisória consiste em prevenir a movimentação dos fragmentos ósseos fraturados ou luxados. A imobilização diminui a dor e pode ajudar a prevenir também uma futura lesão de músculos, nervos, vasos sangüíneo, ou ainda, da pele em decorrência da movimentação dos fragmentos ósseos.
Se a lesão for recente, esfrie a área aplicando uma bolsa de gelo ou compressa fria, pois isso reduzirá o inchaço, o hematoma e a dor.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.


Um comentário:

Ideia Veloz disse...

Boas dicas neste blog... eu tenho 34 anos e ando de skate este ano 2007 fiz mais de 1000Km de longskate durante 63 dias, ser ter quedas nem lesões tudo porque o melhor para não ter é evitar !!!! cheka esta aventura em www.Portugaldeskate.blogspot.com
em 2008 vou fazer a aventura outra vez desde já deixo o convite a toda a gente ... Mais informações em portugaldeskate@gmail.com
Um abraço e bons Rides para 2008!